Rio das Ostras / RJ - sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Varizes


O que são varizes ?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que ocorrem mais frequentemente nos membros inferiores. Elas constituem uma das manifestações de uma doença chamada Insuficiência Venosa Crônica ( IVC ) e as apresentações desta doença vão desde pequenos vasinhos sem nenhum sintoma até a formação de feridas nos membros inferiores. Como o próprio nome diz a IVC é uma doença crônica e portanto não tem cura, porém pode ser controlada e ter sua progressão alterada com vários tipos de tratamento.As varizes podem ser primárias, quando não há uma causa específica ou secundária a algum processo que aumente a pressão nas veias.  Muitas pessoas tem uma tendência para formação de varizes que pode ser observada em seus familiares e esta tendência pode ser exarcebada por diversos fatores como tipo de trabalho, numero de gestações, obesidade, sedentarismo e outros.

Há vários tipos de  tratamento para as varizes  e a indicação da técnica mais adequada a cada caso depende de uma cuidadosa avaliação pelo médico especialista. Os tratamentos vão desde orientações quanto a ergonomia no trabalho, uso de compressao elástica, medicamentos, exercícios específicos, escleroterapia ( "aplicação"), escleroterapia com espuma ecoguiada, cirurgia convencional, cirurgia termo-ablativa a laser  e outros métodos. 

O que é escleroterapia ?

É a secagem do vaso (microvarizes) através da injeção de um agente chamado esclerosante que irrita a parede do vaso, e assim o vaso é eliminado. 

A escleroterapia serve para qualquer pessoa que tenha vasos nas pernas ?

A maioria das pessoas com vasos podem ser beneficiadas. Mas não há garantia que os vasos vão desaparecer completamente. Há vasos mais resistentes que clareiam, mas não desaparecem por completo.
Já as Varizes tem indicação de Tratamento de por escleroterapia com espuma ou tecnicas cirurgicas.

Quais são os tipos de tratamento para Varizes ?

As varizes podem ser tratadas por métodos mecânicos, químicos e térmicos.

A ablação ( eliminação ) química das varizes é feita pela escleroterapia com espuma que consiste na injeção de medicamento na fomade espuma com o objetivo de destruir a camada interna da veia ( endotélio ) e deste medo ocluir a veia doente.

Exemplo da evolução de um tratamento com espuma :

A ablação mecânica é a cirurgia convencional, onde as veias são removidas cirurgicamente. A a cirurgia convencional foi por décadas o padrão outro no tratamento das varizes mas nos ultimos anos perdeu espaço para técnicas menos invasivas e com recuperação mais rápida.

Exemplo de uma cirurgia convencional ( safenectomia )  :

A ablação térmica consiste em eliminar as varizes e veias tronculares do sistema venoso superficial pela aplicação de calor. A mais conhecida e atualmente considerada a primeira escolha no tratamento da insuficiência da

s safenas é a cirurgia por laser endovascular. As principais vantagens da termoablação por laser endovascular são um menor tempo de recuperação e menor tempo de internação ( é um procedimento ambulatorial ), menos ecmoses e hematomas e menos dor no período pós- operatório com um retorno mais rápido as atividades.

A técnica a laser consiste na introdução na veia a ser tratada de uma fibra óptica através de um a punção guiada por ultrassonografia. Depois é realizada uma infiltração de líquido ao redor da veia e o laser é disparado enquanto a fibra óptica é retirada progressivamente, levando ao fechamento da veia doente.

Outras técnicas de ablação térmica são a ablação são a ablação por radiofreqência e por vapor de água.

Há ainda uma técnica outra tecnica mecânica em desenvolvimento que consiste no fechamento das veias pela aplicação de cola de cianoacrilato mas os resultados desta tecnica ainda necessitam de melhor estudo.